quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Tipos de Blogs

Os blogs foram usados inicialmente como diários virtuais, mas hoje podem ser entendidos como um espaço onde diferentes gêneros são hospedados, dentre eles, o diário íntimo. Foi como diário íntimo que os blogs se popularizaram, mas foi essa popularidade que fez com que com que se ampliassem os usos comunicativos que passaram a ser explorados nesse ambiente.A popularidade se deu devido a quatro fatores básicos:

1) Não é necessário conhecimento de um especialista em informática para ser utilizado;

2) Não importa o que se tem a dizer, o usuário pode dizer;

3) Não se paga (salvo exceções) para se ter um blog;

4) O conteúdo não passa por qualquer tipo de censura externa. O blog é concebido como sendo um lugar onde o autor é livre para escrever e discutir sobre o que quiser. Assim, essa ferramenta deixa de ter como única função a exposição de vida e/ou rotina de alguém – como em um diário pessoal – permitindo também que seja um espaço para a discussão de idéias, trocas e divulgação de informações.

Oliveira (2002) aponta três categorias básicas de blog:

1) Filtro de noticias;

2) Filtro temático;

3) Diário íntimo;

Para Silva (2003), os blogs se subdividem em dois tipos de “classificação primária”. São elas: a) blogs individuais; b) blogs coletivos.

O mesmo autor subdivide também os blogs em mais dois tipo, agora de “categorias primárias”:a) blogs temáticos;b) blogs livres.

Recuero (2003) classifica os blogs por conteúdo: a) Weblogs Diários; b) Weblogs Publicações; c) Weblogs Literários; d) Weblogs Clippings; e) Weblogs Mistos.

Entre as características marcantes dos blogs estão os links e os espaços para comentários dos visitantes. Boa parte dos blogs contém links para outros blogs, que, em sua maioria, publicam assuntos correlatos, formando uma espécie de corrente.

Fontes:SILVA, Jan Alyne. Mãos na Mídia: Weblogs, Apropriação Social e Liberação do Pólo da Emissão. 2003. Dissertação de mestrado defendida na UFBA. Estudos Interdisciplinares da Comunicação - XXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Salvador/BA.______________. Weblogs Múltiplas Atualizações e Um Conceito. 2003. anais INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - XXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Belo Horizonte/MG.RECUERO, Raquel. Warblogs: Os Blogs, a Guerra no Iraque e o Jornalismo Online. 2003. anais INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - XXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Belo Horizonte/MG.DREVES, Aleta Tereza. Blog e jornalismo on-line: Potencialidades profissionais na contemporaneidade tecnológica. 2004. Faculdade de Pato Branco – FADEP – Pato Branco/RS.

Um comentário:

Diana Pessoa disse...

olá vladimir, adorei seu post, muito claro e a fonte muito bem esclarecida e segura, ando pesquisando blogs, para minha dissertação e é super-difícil encontrar material consistente pra minha pesquisa, será que a gente poderia trocar uma idéia sobre isso?
obrigada. inté.