quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Probloggers

Em seu artigo publicado no site http://webinsider.uol.com.br/, Ricardo Vaz Monteiro, diretor executivo da empresa Nomer.com, fala sobre uma nova categoria de blogueiros: autores independentes que profissionalizaram seus blogs, e assim ganham dinheiro: os probloggers:

Não é fácil, mas é possível. A criação de conteúdo se massifica e alguns autores já passaram para o patamar daqueles que vivem de sua obra em constante evolução. Veja o que é preciso.

Ganhar dinheiro com a internet é o sonho de muitos e a realidade de poucos, porém esta realidade está mudando. Uma das iniciativas mais comuns com este objetivo é a criação de conteúdo.As ferramentas de apoio à criação na internet permitem que editores de conteúdo independentes criem e publiquem seus textos com baixo custo e grande dinamismo. A criação de conteúdo está se massificando e os blogs são os protagonistas desta mudança.O ponto fraco desta iniciativa sempre foi a pouca capacidade do gerador de conteúdo de atrair anunciantes para seu site ou blog.

Esse panorama está mudando devido à disseminação dos links patrocinados. Milhares de anunciantes veiculam seus anúncios de texto no Google e no Yahoo que por sua vez os disponibilizam para suas respectivas redes de conteúdo.As redes de conteúdo Adsense do Google e Content Match do Yahoo permitem que os anúncios de links patrocinados sejam veiculados em qualquer site ou blog de conteúdo e cabe ao Google e ao Yahoo vender o anúncio, cobrar do anunciante e calcular o comissionamento que a rede de conteúdo receberá.Para participar de uma destas redes de conteúdo é muito fácil, basta fazer um cadastro simples, onde nenhum depósito ou requisito mínimo é exigido.

A partir do momento que o site ou blog de conteúdo passa a utilizar o Google e o Yahoo como seu “departamento comercial”, um dos maiores impecilhos para a profissionalização desta empreitada foi resolvido, considerando que a publicação tenha boa audiência e saiba exibir os anúncios em bom local nas páginas.Inúmeros autores independentes passaram a gerar conteúdo, alguns de ótima qualidade, outros nem tanto, e a ganhar dinheiro com seu blog através do Adsense ou do Content Match.Estes proprietários de blogs que se profissionalizaram são chamados “probloggers”. Seu objetivo é gerar conteúdo de qualidade, receber visitas e monetizar sua operação através das redes de links patrocinados do Google ou do Yahoo.

Nenhum comentário: