Os blogs foram usados inicialmente como diários virtuais, mas hoje podem ser entendidos como um espaço onde diferentes gêneros são hospedados, dentre eles, o diário íntimo. Foi como diário íntimo que os blogs se popularizaram, mas foi essa popularidade que fez com que com que se ampliassem os usos comunicativos que passaram a ser explorados nesse ambiente.A popularidade se deu devido a quatro fatores básicos:
1) Não é necessário conhecimento de um especialista em informática para ser utilizado;
2) Não importa o que se tem a dizer, o usuário pode dizer;
3) Não se paga (salvo exceções) para se ter um blog;
4) O conteúdo não passa por qualquer tipo de censura externa. O blog é concebido como sendo um lugar onde o autor é livre para escrever e discutir sobre o que quiser. Assim, essa ferramenta deixa de ter como única função a exposição de vida e/ou rotina de alguém – como em um diário pessoal – permitindo também que seja um espaço para a discussão de idéias, trocas e divulgação de informações.
Oliveira (2002) aponta três categorias básicas de blog:
1) Filtro de noticias;
2) Filtro temático;
3) Diário íntimo;
Para Silva (2003), os blogs se subdividem em dois tipos de “classificação primária”. São elas: a) blogs individuais; b) blogs coletivos.
O mesmo autor subdivide também os blogs em mais dois tipo, agora de “categorias primárias”:a) blogs temáticos;b) blogs livres.
Recuero (2003) classifica os blogs por conteúdo: a) Weblogs Diários; b) Weblogs Publicações; c) Weblogs Literários; d) Weblogs Clippings; e) Weblogs Mistos.
Entre as características marcantes dos blogs estão os links e os espaços para comentários dos visitantes. Boa parte dos blogs contém links para outros blogs, que, em sua maioria, publicam assuntos correlatos, formando uma espécie de corrente.
Fontes:SILVA, Jan Alyne. Mãos na Mídia: Weblogs, Apropriação Social e Liberação do Pólo da Emissão. 2003. Dissertação de mestrado defendida na UFBA. Estudos Interdisciplinares da Comunicação - XXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Salvador/BA.______________. Weblogs Múltiplas Atualizações e Um Conceito. 2003. anais INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - XXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Belo Horizonte/MG.RECUERO, Raquel. Warblogs: Os Blogs, a Guerra no Iraque e o Jornalismo Online. 2003. anais INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - XXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Belo Horizonte/MG.DREVES, Aleta Tereza. Blog e jornalismo on-line: Potencialidades profissionais na contemporaneidade tecnológica. 2004. Faculdade de Pato Branco – FADEP – Pato Branco/RS.
quarta-feira, 12 de setembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário