quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Blogs hoje

Atualmente os blogs se espalharam por toda a web. Como já vimos, eles não são usados apenas como diários íntimos. Hoje, os principais tipos de blogs são:

Diários Eletrônicos ou blogs pessoais – Que, segundo a pesquisadora Raquel da Cunha Recuero, são os blogs atualizados com pensamentos, fatos e ocorrências da vida pessoal de cada indivíduo, como diários. A principal característica desses blogs não é trazer informações ou notícias, mas simplesmente servir como um canal de expressão de seu autor.Exemplo: http://assimdevera.blogspot.com/

Blogs de conteúdo ou jornalísticos – São blogs que se destinam principalmente à informação. Funcionam como muitas vezes como pauta para outros veículos jornalísticos. Trazem, como revistas eletrônicas, notícias, dicas e comentários sobre um determinado assunto. Os blogs são mais informais e geralmente dão mais ênfase à opinião do autor sobre o fato jornalístico do que ao fato em si. Por causa desta ênfase, embora seja bem diferente do “blog pessoal”, o blog de conteúdo tem um caráter muito mais pessoal do que o site tradicional.
Exemplo: http://oglobo.globo.com/pais/noblat/

Publicações Mistas – São aquelas que efetivamente misturam posts pessoais sobre a vida do autor e posts informativos, com notícias, dicas e comentários de acordo com o gosto pessoal.Exemplo: http://www.pedrodoria.com.br/

Publicações Corporativas - São aquelas publicações, no qual, as empresas, utilizam o blog para divulgar seus produtos e se aproximar do público-alvo. Essa tendência é chamada de blog corporativo. De acordo com a revista Negócios da Comunicação, no Brasil, esse modelo ainda não tem muitas empresas adeptas, mas nos EUA e Europa, há mais ou menos quatro anos várias empresas começaram a utilizar essa ferramenta. Tudo surgiu quando as empresas perceberam o potencial das redes de relacionamento, como orkut, bem como na repercussão de conversas geradas em blogs. Empresas como a norte-americana McAffe e a espanhola Panda, que desenvolvem softwares antivírus, começaram a usar seus blogs para alertar o leitor sobre as armadilhas do mundo virtual. Segundo a revista, empresas grandes como a montadora GM e o banco HSBC também inveredaram por esse caminho.De acordo com Fábio Cipriani, autor do livro Blog Corporativo (São Paulo, Ed. Novatec, 2006), os blogs dessa categoria já nasceram com o objetivo de aumentar as vendas por meio da inovação em um meio de comunicação. Conforme informou a revista Negócios da Comunicação, no Brasil, um dos principais blogs corporativos é o da construtora Tecnisa. No blog da empresa, são abordados assuntos ligados a novidades na Tecnisa, links para reportagens de interesses dos clientes e assuntos de interesse geral.Exemplos: http://www.blogtecnisa.com.br/ e http://www.pumatalk.com/blog/

Fontes: http://www.revistacomunicacao.combr/ - Revista da Comunicação, edição número 25 http://bocc.ubi.pt/Raquel da Cunha RecueroDoutoranda em Comunicação e Informação pelaUniversidade Federal do Rio Grande do Sul e professorada Universidade Católica de Pelotas.http://www.websinsider.com.br/Carlos Nepomuceno (nepomuceno@pontonet.com.br) é professor, pesquisador e co-autor do livro Conhecimento em Rede (Editora Campus) e coordenador do ICO, Instituto de Inteligência Coletiva e diretor da Pontonet.

Um comentário:

Unknown disse...

acabei de fazer o dia da pizza todo comeram eui lavei a suijeira
marido dorme e ronca filha re familia dela tambem ueu fico com oresto e a tv q é minha familia virtuaal pego tudo uso tudo familia vitual é mais q familia deverdde
.