quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Surgimento dos Blogs

Os blogs são mais antigos do que naturalmente pensamos. O primeiro blog surgiu aproximadamente na segunda metade da década de 90 e foi de Tim Berners-Lee, com o nome de "What´s New?" ("O que há de novo?"). O segundo weblog era a página de Marc Andressen, também com o nome "What´s New?", no National Center for Supercomputing.

Os blogs mais antigos não trabalhavam com longos textos, apresentando apenas uma lista de links misturada com comentários. Depois, começaram a aparecer os textos de gosto pessoal, com aproximadamente 4 linhas de conteúdo.

No Brasil, os primeiros registros foram de dois blogs: a) Marcos Zamorin, www.zamorin.eti.br, usando o formato publicação blog, no ano de 2000. Os arquivos dos primeiros posts ainda estão disponíveis;
b) e o da gaúcha Viviane Menezes, www.wiredkitsune.net/weblog, de acordo com a revista Play, que começou a postar em fevereiro de 1998, em formato HTML.

Fonte:DREVES, Aleta Tereza. Blog e jornalismo on-line: Potencialidades profissionais na contemporaneidade tecnológica. 2004. Faculdade de Pato Branco – FADEP – Pato Branco/RS.

4 comentários:

Jornalismo Digital disse...

Falando de Brasil, não, se pode esquecer do santista Renato Pedroso Jr, o Nemo Nox, que iniciou seu primeiro blog diário da metrópole em março de 1998, apenas um mês depois do surgimento do blog da Viviane menezes.

Anônimo disse...

uma correção não é Pato Branco/RS e sim Pato Branco/PR ... abraços

Gabriela disse...

Adorei essas informações!!! Onde compro esse livro "Blog e jornalismo on-line?? Gabriela - JF/MG

Gabriela disse...
Este comentário foi removido pelo autor.